Vivienne Westwood

"A única razão da qual estou na moda é para destruir a palavra conformismo"

Vestindo bandas como Sex Pistols, usando materiais como couro, borracha tartan e bondage, com visual sexualmente explícito e feitichista, esta inglesa de 71 anos foi eleita como uma das estilistas mais importantes do século XX.
Foi a representante da cultura jovem e anárquica que desabrochava nos anos 70, criando roupas excêntricas e as vendendo em sua loja "SEX" (que apresentou várias mudanças de nomes por causa de problemas com a justiça), em King's Road. Fez seu primeiro desfile em março de 1982, em Paris. Desde Mary Quant, nenhum estilista inglês havia desfilado na cidade das luzes.
Antes que o fenômeno punk acabasse, levou às passarelas o look New Romantic que buscava nos séculos passados sua inspiração, a coleção Pirate. Em 1987 fez sua primeira coleção para o público masculino mostrando muito erotismo. Nos anos seguintes continuou causando polêmica, como em 1994, em que os bumbuns das modelos ficavam expostos na passarela.
O estilo escocês virou um padrão em suas coleções, normalmente ironizado, como em 1997 que criou baseado neles, roupas femininas sensuais e coquetes. Vivienne é o centro da moda inglesa há 34 anos, influencia gostos, pessoas e atitudes. Seu sucesso proporcionou uma retrospectiva noMuseu Victoria & Albert de Londres; exibição com 150 peças e passagens significativas de sua vida e carreira.
Foi apontada no livro Chic Savages como um dos seis melhores estilistas do mundo, e como estilista do ano duas vezes. Aos 64 anos ganhou o titulo de Lady da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.
Nunca perdeu sua identidade e sempre se mostrou atenta aos acontecimentos do mundo lançando roupas inusitadas, como uma camiseta com a frase “Não sou terrorista, por favor, não me prenda”, feita em edição limitada protestando contra as duvidosas leis anti-terroristas adotadas pelo governo inglês depois dos ataques em Londres no ano de 2005.
Em 2008, criou uma coleção dos calçados de plástico Melissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha sempre, se souber o caminho de volta.